scrito por Dra. Maria Rita Marques de Oliveira |
Ter, 26 de Janeiro de 2010 16:06 |
Como tratar precocemente o sobrepeso em crianças e/ou adolescentes para não chegar ao estado obeso? Esta é a solução que se mostra mais viável para tratar a obesidade do adulto. Basta aumentar as atividades físicas e comer adequadamente. Confira dicas e orientações para uma alimentação saudável.
Os 10 passos da alimentação saudável para crianças a partir dos 2 anos 1) Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-se em pelo menos três refeições e dois lanches por dia. Para que a criança aprecie a refeição, ela precisa comer devagar e mastigar bem os alimentos. Faça das refeições um momento de encontro da família e evite alimentar seu filho assistindo à TV. 2) Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. 3) Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo. Procure variar, ao longo da semana, os tipos de frutas, legumes e verduras. 4) Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana. O feijão é fonte de ferro e auxilia na prevenção da anemia. Para variar, pode-se substituir o feijão por lentilha, grão-de-bico ou soja. Para melhorar a absorção do ferro, é importante associar a alimentos que são fontes de vitamina C, como limão, laranja, acerola e outros. Vísceras e miúdos (fígado, moela, etc.) também são fontes de ferro; procure oferecê-los à criança pelo menos uma vez por semana. 5) Ofereça diariamente leites e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho. Esses alimentos são boas fontes de proteínas e cálcio, e ajudam na saúde dos ossos, dentes e músculos. 6) Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação para tornar esses alimentos mais saudáveis. 7) Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. Esses alimentos podem ser consumidos no máximo duas vezes por semana, em pequenas quantidades. 8) Diminua a quantidade de sal na comida. Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, salsicha, linguiça e outros, pois estes alimentos contêm muito sal. 9) Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo. 10) Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador. Saia para caminhar com ela, leve-a para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, ou seja, fazer algum tipo de atividade física.
Os 10 passos da alimentação saudável para adolescentes 1) Para manter, perder ou ganhar peso, procure a orientação de um profissional de saúde. 2) Se alimente 5 ou 6 vezes ao dia. Coma no café da manhã, almoço, jantar e faça lanches saudáveis nos intervalos. 3) Tente comer menos salgadinho de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches de fast food, alimentos de preparo instantâneo, doces e sorvetes. 4) Escolha frutas, verduras e legumes de sua preferência. 5) Tente comer feijão todos os dias. 6) Procure comer arroz, massas e pães todos os dias. 7) Procure tomar leite e/ou derivados todos os dias. 8) Evite o consumo de bebidas alcoólicas. 9) Movimente-se! Não fique horas em frente à TV ou computador. 10) Escolha alimentos saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer. |
crianças e adolescentes
crianças e adolescentes